-
Mar
11
2025

Confira dicas e cuidados ao usar Inteligência Artificial em seu negócio!
Confira dicas e cuidados ao usar Inteligência Artificial em seu negócio
Se você reconheceu nomes como ChatGPT, Gemini, Copilot, DeepSeek e Dall-E, já sabe que a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas — e, agora, também no mercado. O que antes era realidade apenas para grandes empresas, hoje se expande rapidamente para pequenos negócios, que já utilizam IA para otimizar processos, serviços e produtos. Entre as startups, 78% já adotaram a tecnologia em suas operações. De acordo com Dalila Machado, coordenadora de Inteligência Artificial do Sebrae, todos os setores econômicos podem se beneficiar do uso da IA. Seja de forma direta ou indireta, essas tecnologias tendem a simplificar a rotina das empresas e melhorar a experiência dos clientes.
“Pequenas automações podem facilitar processos rotineiros, como o agendamento pelo Google Agenda, ou até mesmo impulsionar campanhas de marketing com ferramentas de IA Generativa acessíveis”, destaca Dalila Machado.
Personalização e eficiência
Para pequenos negócios, a IA Generativa pode ser uma aliada importante, permitindo personalizar produtos e serviços com mais facilidade, além de reduzir custos operacionais com automações simples para atendimento, agendamentos e ações de marketing. Um exemplo prático é a hamburgueria Gula Burguer, em Jacobina (BA), que implementou um atendimento automatizado via WhatsApp para receber pedidos. A IA responde perguntas sobre o cardápio, informa preços e registra os pedidos diretamente no sistema de gestão. “A comanda chega mais rápido à cozinha, o hambúrguer é produzido em menos tempo e entregue com mais agilidade ao cliente. Isso também otimiza a mão de obra, liberando o colaborador para outras tarefas”, explica Durval Dias, sócio-diretor da Gula Burguer.
Capacitação e atenção às normas
Apesar dos benefícios, o uso de IA requer alguns cuidados. Dalila alerta sobre a necessidade de seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Código de Defesa do Consumidor. “Imagens e textos gerados por IA devem ser revisados para proteger a reputação do negócio. O uso dessas ferramentas precisa ser acompanhado de perto pelos responsáveis”, orienta a coordenadora do Sebrae. Para apoiar os pequenos empreendedores, o Sebrae lançou o curso gratuito “IA na prática para pequenos negócios”. A capacitação tem linguagem simples, inclui um assistente virtual chamado Aivy para guiar o participante, e traz exemplos práticos de aplicação da IA no dia a dia das empresas. O curso é dividido em três módulos e pode ser concluído em até três horas. O acesso é gratuito e está disponível no site do Sebrae.
Inteligência Artificial • Varejo Inteligente
Reportagem distribuída pela Agência Sebrae
Fonte: Diário do Comércio